No seguimento do espectáculo Feito ao Lume - ou como levar as crianças a comer sopa com vontade, foi realizado o projecto de formação Encenadores de Palmo e Meio, cujo o conceito original foi implementado pela companhia pela primeira vez em 2003.

As crianças do 1ºciclo da escola do Espinhal foram convidadas a assistir e participar no processo de criação do espectáculo. Na 1ª sessão apresentaram-se as personagens, falou-se um pouco do léxico teatral e das diferentes fases do processo criativo (dramaturgia, produção, ensaios, criação de figurinos e adereços) para que assim os pequenos encenadores possam adquirir conhecimentos sobre a criação teatral. A música como em todos os espectáculos da companhia acompanhou a primeira sessão. No final os alunos foram convidadas a fazer desenhos sobre aquilo que para eles será o espectáculo; esse material fará parte da exposição que acompanha a estreia do Feito Ao Lume e estará em exibição durante todo o mês de Dezembro no Auditório Municipal de Penela .

Na segunda sessão foram os alunos do 1º ciclo da Escola do Espinhal que se deslocaram à nossa sede para nos presentearem com os desenhos que fizeram durante aquelas semanas de intervalo e assistirem a três momentos do espectáculo, onde poderam vislumbrar as cenas com apresentação dos figurinos, da música, dos adereços, da representação em si.

Trata-se no fundo de levarmos as crianças de tenra idade a fazerem uma leitura crítica sobre aquilo que vêem, a estimular a sua sensibilidade artística, pois são eles os nosso público e, quem sabe, futuros artistas.
Sem comentários:
Enviar um comentário